PoET – Paranal solar ESPRESSO Telescope

PoET

PoET

Website:

http://poet.iastro.pt

Coordenação:

Nuno C. Santos (PI), Alexandre Cabral (Proj. Manager)

Financiamento:
União Europeia (ERC, FIERCE, 101052347)

A detecção e caracterização de outras Terras, planetas com condições físicas para conter água líquida e, portanto, ambientes potencialmente sustentadores de vida, é um objetivo na linha da frente da astrofísica atual. Esta missão é, no entanto, severamente desafiada pelo “ruído” astrofísico das estrelas hospedeiras. No geral, os métodos existentes para resolver este problema provaram ser insuficientes para atingir os níveis de precisão necessários.

Para abordar este problema, estamos a construir um novo telescópio, o Paranal solar Espresso Telescope (PoET). Este telescópio será conectado ao espectrógrafo ESPRESSO (ESO) e permitirá adquirir simultaneamente observações do Sol em nível de disco integrado (sol-como-uma-estrela) e em nível de segundo de arco em uma resolução espectral R~200000. A principal motivação científica por trás do PoET é abordar o problema do “ruído estelar” em observações de espectroscopia de alta resolução: tanto em velocidades radiais precisas quanto em espectroscopia de transmissão/emissão.

Além disso, acreditamos que o PoET poderá contribuir para outros casos científicos, incluindo física solar e estelar. As operações devem começar até o final de 2024.