PLATO

Conceção artística do satélite PLATO.

Conceção artística do satélite PLATO. / Artistic concept of the PLATO satellite.
Créditos: ESA/ATG medialab (PLATO); ESO/L. Calçada (fundo)

Website:

https://www.cosmos.esa.int/web/plato/home

Coordenação:

Principal Investigator: Prof. Heike Rauer (DLR Berlin) since October 2012 

Co-Principal Investigators: Dr. Miguel Mass-Hess (CSIC-INTA), Dr. Isabella Pagano (INAF)  since October 2020.

Former PLATO Consortium Lead: Dr. Claude Catala (Observatoire de Paris) from 2007 to 2012.

 

Portuguese participation:

Board Members: Nuno C. Santos

Consortium members: Susana Barros, Tiago Campante, Margarida Cunha, Olivier Demangeon, Vardan Adibekyan, Elisa Delgado Mena, João Gomes da Silva, Alexandros Antoniadis-Karnavas, Sérgio Sousa

Financiamento:

Industry – Deimos – ESA – Contract

Prodex

O PLATO (PLAnetary Transits and Oscillations of stars mission) é uma missão M3 da ESA, cuja data prevista de lançamento está marcada para 2026. O seu objetivo é a procura, no céu, de novos sistemas planetários.

Para tal, os mesmos princípios da missão CHEOPS são aplicados, desta vez em maior escala, que irão permitir, devido à sua elevada precisão fotométrica, a deteção de milhares de mundos novos (Rauer+2014). Mais importante, esta missão foi desenhada para criar o primeiro catálogo de potenciais planetas rochosos a orbitar na zona habitável de estrelas brilhantes, sendo esses alvos apelativos para uma subsequente caracterização mais detalhada.

A nossa equipa têm uma participação notável nesta missão, liderando a contribuição nacional com contratos nas parte científicas e técnicas da missão e com a liderança de pacotes de trabalho chave (e.g. implementação de algoritmos para classificar candidatos a planetas).