Coordenação:
Nuno C. Santos (PI)
Âmbito:
Financiamento:
European Research Council AdG agreement 101052347 (FIERCE)
O projeto FIERCE visa fornecer o passo necessário para enfrentar os desafios da atividade estelar na busca por outros planetas como a Terra a orbitar outros Sóis.
A deteção e caracterização de outras Terras, planetas com condições físicas para conter água líquida e, portanto, ambientes potencialmente sustentadores de vida, é um objetivo ousado da astrofísica atual. Esse objetivo impulsiona continuamente o desenvolvimento de nova instrumentação baseada no solo e no espaço. No entanto, a busca por outras Terras é severamente desafiada pelo “ruído” astrofísico das estrelas hospedeiras, cujas assinaturas distorcem os espectros usados para detetá-las e caracterizá-las. Os métodos existentes geralmente contornam o problema sem uma compreensão detalhada das fontes individuais de variabilidade. Isso é insuficiente para atingir os níveis de precisão necessários.
Com o FIERCE, proporcionaremos uma nova rutura neste obstáculo. O objetivo final é i) desenvolver novas abordagens para identificar, modelar e corrigir sinais espúrios estelares em medições de velocidade radial de até 10 cm/s, e ii) obter uma compreensão abrangente do impacto da granulação estelar e da atividade na detecção de atmosferas de exoplanetas. Para esse fim, o FIERCE abordará o problema do “ruído” estelar de um ângulo totalmente novo, construindo uma instalação dedicada, o Paranal solar Espresso Telescope (PoET). O PoET vai ligar-se ao espectrógrafo ESPRESSO e, usando o Sol como proxy, permitirá identificar e entender sem ambiguidade as fontes de variabilidade relevante em estrelas do tipo solar.